quinta-feira, 16 de março de 2017

Qual esporte praticar?

  


Tudo bem, já estou decidido a praticar esportes, mas e agora, qual esporte eu devo praticar? 
Pois bem, falta de esportes não será desculpa, mas ainda assim é complicado decidir, qual é o esporte adequado para o meu biotipo, tempo disponível e acesso? 

No artigo Como escolher um esporte ou exercício apropriado para você , Erika Strassburger nos ajuda a escolher o esporte ideal para prática, levando em consideração questões como habilidade, condições financeiras, tempo entre outras. 

Com tanta variedade e possibilidade, fica difícil deixar o esporte de lado não é? 

Esporte na infância e na juventude

O esporte não é importante apenas na vida dos adultos, crianças e adolescentes possuem um sistema imunológico mais frágil do que o dos adultos, estão mais propensos a doenças e necessitam de reforço defensivo em seu organismo, portanto a pratica esportiva já na infância é de grande importância.
O esporte traz enormes benefícios à vida dos jovens, como o combate a obesidade, sendo essa um problema de grande gravidade na sociedade moderna, fortalece o organismo e além da saúde trazida, fornece uma grande disposição. 

Nessa entrevista realizada por Nelson Bugalho, podemos ver a importância da prática na vida das crianças e dos jovens: 



Esporte, um estilo de vida



Em nossa sociedade moderna, nosso maior problema é o tempo  para realizarmos as atividades do dia a dia, precisamos trabalhar, estudar, fazer compras, levar as crianças na escola, são tantas atividades que a grande maioria das vezes acabamos por esquecer da nossa saúde que é o mais importante de todas as coisas, priorizar um momento do dia para realizarmos atividades físicas é mais do que primordial, conforme podemos observar na matéria do site Ativo: 

"Praticar atividades físicas e esportivas diariamente também é um hábito que deve ser incorporado a nossa rotina de vida. Os benefícios ao praticante são de ordem fisiológica, biológica e inclusive psicológica.
Se você não tem o costume de se exercitar, é primordial criá-lo, pois na atualidade o sedentarismo e a obesidade são considerados os maiores males da humanidade, e a prática constante de exercícios orientados por profissionais de Educação Física é um dos melhores -remédios- para combater ou amenizar essas e muitas outras doenças, por exemplo, a depressão, diabetes, hipertensão, asma, cardiopatia etc.
Caminhe, nade, corra, pedale, dance, suba escadas, passeie com o cachorro, lave o carro, arrume a casa, cuide do jardim, enfim, mova-se! Evite utilizar elevadores, escadas rolantes, dispense também os controles remotos, o carro, a moto, a tecnologia e a automação que implicam no comodismo e na inércia, não minimize seus pequenos esforços, é muito importante o dispêndio de calorias, principalmente para estimular o nosso metabolismo.
Elimine os maus hábitos, principalmente os alimentares, não há necessidade de acompanhar tudo o que fizer com as comidas; quando for assistir televisão, cinema, ou passear no shopping, visitar amigos, fazer compras, fisiologicamente, não é preciso degustar sempre salgadinhos, sanduíches, pipocas, bolos, tortas, canapés, refrigerantes, sucos, vitaminas e também -assaltar a geladeira- simplesmente por compulsão. Temos que atentar para não ingerir calorias desnecessariamente, pois o excesso que o organismo não utiliza é reservado principalmente em forma de gordura no tecido adiposo e também nos órgãos.
Muitas vezes não percebemos que conciliamos tudo ao hábito de comer, e o pior é justamente quando já estamos nutridos, alimentados, saciados e mesmo assim ainda arranjamos espaço para ingerir mais alimentos no nosso estômago, que acaba se dilatando.
Em contrapartida procure frequentar clubes esportivos, academias, parques, ginásios e quadras poliesportivas, campos de futebol, piscinas… Encontre seu melhor ambiente esportivo, enturme-se com pessoas ativas física e esportivamente, você tenderá a ser estimulado por elas. É bem provável que goste e se adapte, pelo menos a um dos inúmeros esportes, e atividades físicas que existem."
Percebemos que a pratica de um esporte não deve ser encarada apenas como um momento de lazer e sim um estilo de vida, uma vida saudável e harmônica.